Layout do blog

Dia do Orgulho Autista: Celebre as diferenças

18 de junho - Dia do Orgulho Autista

Celebre as diferenças


O Dia do Orgulho Autista é um movimento liderado por pessoas autistas com o objetivo de promover a conscientização e a aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Essa celebração, que está ganhando cada vez mais popularidade, tem como propósito desmistificar o TEA, desafiar estereótipos e preconceitos, defender e fortalecer direitos, valorizar a neurodiversidade e destacar a importância da inclusão.


No Dia do Orgulho Autista, ocorrem diversas atividades e eventos ao redor do mundo para exaltar os indivíduos autistas. É uma oportunidade para que as pessoas com TEA possam se expressar, compartilhar suas experiências e se orgulhar das características que as tornam únicas.


Sobre o Dia do Orgulho Autista


O Dia do Orgulho Autista é comemorado anualmente no dia 18 de junho. Iniciada em 2005, pelo grupo Aspies for Freedom (Aspies pela Liberdade), a data passou a ter grande importância para a comunidade global.


O símbolo do infinito, adornado com as cores do arco-íris, é comumente associado a essa data, representando o conceito de diversidade e a ampla gama de habilidades e características específicas de pessoas no espectro.




Como podemos celebrar e contribuir?


Existem várias maneiras de celebrar o Dia do Orgulho Autista e contribuir com a comunidade. Confira a lista abaixo com algumas ideias:


  • Informe-se: dedique tempo para aprender sobre o autismo, lendo livros e assistindo vídeos sobre o tema. Priorize relatos pessoais e materiais escritos por autores autistas. Isso ajudará a obter uma melhor compreensão do transtorno, contribuindo para a quebra de estereótipos e preconceitos. Aqui no blog e nas redes sociais da Jade você encontrará uma variedade de conteúdos gratuitos sobre o assunto.


  • Converse sobre o tema: Inicie conversas com amigos, familiares, colegas de escola e trabalho sobre o Dia do Orgulho Autista. Compartilhe o que aprendeu sobre o autismo e fale sobre a importância do respeito, aceitação e inclusão das pessoas com TEA.


  • Participe de eventos: envolva-se com a comunidade local e online participando de rodas de conversa, workshops, exposições de arte ou encontros organizados por pessoas autistas ou que abordem a temática do autismo.


  • Levante a bandeira da inclusão: defenda a inclusão em sua escola, grupo de amigos ou local de trabalho. Não aceite atitudes discriminatórias. Sugira políticas que promovam a neurodiversidade, ofereça apoio às pessoas autistas, quando necessário, e defenda seus direitos.


  • Apoie negócios, profissionais e artistas autistas: invista em serviços e produtos oferecidos por profissionais autistas. Considere contratar pessoas com TEA ou fazer doações para organizações que apoiam a comunidade autista.


  • Mostre apoio nas redes sociais: Siga produtores de conteúdo autistas e compartilhe seus conteúdos e histórias pessoais em suas redes sociais. Seguir pessoas que vivenciam a realidade do autismo diariamente é uma excelente forma de aprender mais sobre o tema e cultivar empatia.


Lembre-se de que ao se envolver e apoiar ativamente as pessoas autistas, você estará contribuindo para a criação de uma sociedade mais inclusiva, empática e acolhedora.


Como a Jade Autism contribui com a comunidade autista?


A Jade Autism, criada por Ronaldo Cohin, pai de uma criança autista, contribui com a comunidade por meio de suas soluções para o
desenvolvimento cognitivo e a inclusão escolar de crianças e adolescentes com TEA.


Por meio do
Jade App e do Jade Edu, auxiliamos instituições de ensino a realizarem as adaptações necessárias no plano de ensino, resultando em uma educação de qualidade para crianças com autismo, TDAH, dislexia e outras neurodivergências. 


Além disso, a Jade Autism desempenha um papel de conscientização, disseminando informações sobre o autismo em suas
redes sociais, contribuindo para combater estigmas e preconceitos.


Clique aqui para saber mais sobre a Jade.


Share by:
google357734107e370203.html