Layout do blog

Esporte e inclusão: crianças autistas em movimento

 

Esporte e inclusão


 

A proposta do esporte como lazer, momento de descarregar o estresse e fazer amizades não é só para os adultos. As crianças também se beneficiam de um momento para gastar energia e se entreter em uma quadra, campo ou piscina. No caso das crianças autistas esse momento pode ser ainda mais valioso!


Muitas vezes, crianças neurodiversas demonstram dificuldade de socialização e nem sempre encontram um espaço seguro para se desenvolver, mas o esporte pode ser uma chave para que elas possam se expressar.


É por isso que iniciativas de inclusão no esporte e a prática de atividade física são benéficas a curto e longo prazo para o desenvolvimento social e psicomotor de crianças.



O esporte como ferramenta de desenvolvimento social

 

Praticar esportes pode trazer inúmeros benefícios à saúde física e mental. Um dos exemplos é que gastar energia acumulada libera as endorfinas – hormônios capazes de trazer felicidade.

 

As crianças autistas, às vezes, passam por momentos de alto estresse. Isso ocorre porque elas se sentem sobrecarregadas por estímulos (auditivos, visuais, sensoriais) e não conseguem lidar bem com a situação. Em contrapartida, podem desenvolver crises de agressividade e ansiedade.


Além de piorar o quadro de ansiedade, essa sobrecarga pode fazer com que seja difícil a criança socializar com amigos e colegas, o que contribui para o isolamento social. E como esse isolamento não faz bem, o ciclo se repete.


Um esporte baseado em colaboração tem dois benefícios principais: promover o trabalho em equipe e a ideia de mexer o corpo. Se a criança gasta a energia e se distrai, de forma positiva, com a atividade, ela se sente mais alegre e à vontade. Na mesma linha, ela participa ativamente de uma atividade com outras crianças, o que facilita a socialização por um interesse em comum.

 


A importância do esporte para o desenvolvimento psicomotor


Os desafios do TEA envolvem diferentes facetas na vida de uma criança autista. Uma delas é a coordenação motora, já que o déficit nos movimentos – principalmente os finos – é comum entre autistas.


Existem diferentes exemplos desse déficit: não conseguir segurar utensílios como lápis ou caneta, falta de equilíbrio, letra ilegível, dificuldade em manusear brinquedos, etc.

 

Durante as intervenções terapêuticas, é estimulada a prática dos movimentos da criança. Atividades que a tornam mais capaz de controlar e guiar os instrumentos com sua função.  Nesse contexto, a psicomotricidade é fundamental .

 

O esporte também cumpre esse papel. Aliado a outras intervenções, o estímulo à prática esportiva incentiva a criança a repetir movimentos até aprendê-los, entender seu corpo no contexto e o espaço ao seu redor.



Inclusão pela compreensão

 

Outro desafio frequente em crianças autista é aderir às expectativas subentendidas. A tendência a entender mensagens de maneira literal e perder nuances no diálogo pode causar dificuldade em sua rotina.


No esporte, as expectativas são outras. Há uma demanda em seguir as regras de forma literal, o diálogo é mais direto e as estratégias fazem parte do curso de ação. Essa vivência de planejamento e atingir metas pode ser um espaço mais confortável para a criança se expressar.


O esporte como um todo pode trazer diversos benefícios na vida das crianças – em especial as crianças autistas. Incentivar sua participação e que elas busquem diferentes formas de movimento é um método de promover o desenvolvimento psicológico, cognitivo e social.


Jade Autism + Atlético Mineiro

 

Visando promover a inclusão no esporte, a Jade Autism tem uma parceria com o clube Atlético Mineiro! Para saber todos os detalhes sobre esse projeto, clique aqui!






Conheça a Jade


Jade Autism é uma empresa que promove a 
educação inclusiva por meio da tecnologia. Nossas soluções foram desenvolvidas para apoiar crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências, possibilitando que escolas e professores ofereçam uma abordagem individualizada para cada aluno.


Tudo isso é feito por meio do 
Jade EduJade APP e Jade ASTEA, que juntos promovem o desenvolvimento cognitivo desses alunos por meio de jogos, dão suporte aos profissionais de ensino e facilitam a identificação da hipótese de autismo.


Clique aqui para saber mais
.


Share by:
google357734107e370203.html